segunda-feira, 16 de julho de 2012

AM:Policiais não podem mais postar fotos fardados no Facebook

Os "homi" da PM do  Amazonas estão expressamente proibidos de postarem fotos com símbolos, equipamentos, armamentos e fardamentos da PM nas redes sociais. A decisão desagradou alguns policiais, que questionam os motivos da proibição.Creio eu ,cá com os meu botões,que a falta de informação ou preguiça de ler tem tornado a decisão um tanto polêmica.Sim,caro bloguexpec,as pessoas nesta cidade tem péssimo hábito de opinar sobre uma informação sem antes ler e se informar inteiramente sobre o assunto em questão.Basta darem uma olhada na manchete do jornal na banca,no sinal ou ouvirem alguém comentar,pronto já saem falando poucas e boas por aí.

Uma coisa deve ficar bem entendida.A proibição é reflexo de um acontecimento no  envolvendo militares da ROTAM,grupo de elite da Polícia Militar do Distrito Federal que foi postado na internet com imagens de policiais em treinamento, operações e fazendo apologia à violência.(Ver matéria Aqui!).

A proibição visa evitar a exposição da corporação de forma indevida,bem como fotos de militares com fardamento e usando armas.A questão é que fotos podem fazer apologia a violência e ao  culto ao uso de armas de fogo.Tudo bem que cada um interpreta à sua maneira.Mas a grande maioria pensa desse forma e talvez estejam certo.

Essa medida proíbe( e pretende evitar) comentários que possam ofender a imagem da polícia ou mesmo a população.Quem se informar sobre o caso do DF vai entender a gravidade que isso tem para ambas as partes.Por tanto não se trata de cessar a liberdade de ninguém,todo mundo pode postar seus "assuntos pessoais" nas redes sociais.Em qualquer profissão as pessoas tem que saber diferenciar o que é "vida pessoal" e "vida profissional".

Outra fator positivo é proteger os próprios policiais.Tudo bem...Sei  que muitos deles reclamaram para o Portal Acrítica.com, que a PM distribuiu um  folder contendo a foto dos policiais militares que atuam no programa capitaneado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, conhecido como Ronda no Bairro.
Nesse caso o uso dá imagem é institucional e utilizada para promover "a boa imagem"da Polícia Militar. Logo é  de inteira responsabilidade da coordenação Ronda no Bairro,e sinceramente uma coisa não justifica a outra.São casos e  intuitos diferentes,acredite vai ser bom pra todo mundo!